AZOPT*
brinzolamida 10 mg/ml
Suspensão Oftálmica Estéril.
Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de Suspensão Oftálmica de brinzolamida (10 mg/ml).
VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR
USO ADULTO
Cada ml (28 gotas) contém:
10,0 mg de brinzolamida, ou seja 0,36 mg de brinzolamida por gota.
Veículo constituído de manitol, carbomer 974P, tiloxapol, cloreto de sódio, edetato dissódico e cloreto de benzalcônio como conservantes e água purificada q.s.p 1 ml.
AZOPT* Suspensão Oftálmica é indicado no tratamento da pressão intraocular elevada em pacientes com hipertensão ocular ou glaucoma de ângulo aberto (pressão alta dentro dos olhos).
Este medicamento age diminuindo a pressão intraocular (dentro dos olhos), principalmente pela redução da produção do humor (líquido) aquoso dentro do olho.
Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo, a qualquer um dos excipientes ou a sulfonamidas. Também é contraindicado a pacientes com insuficiência renal grave (redução grave da função dos rins) ou acidose hiperclorêmica (acúmulo de cloro no sangue).
Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas
Visão turva temporária ou outros distúrbios visuais podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer visão turva após a instilação, você deve esperar até que a visão volte ao normal antes de dirigir ou operar máquinas. Adicionalmente, foram relatadas alterações no sistema nervoso com o uso do medicamento as quais podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas (vide “QUAIS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR”).
Fertilidade, Gravidez e Lactação Fertilidade
Estudos em animais com brinzolamida não demonstraram efeitos na fertilidade. Não foram realizados estudos para avaliar o efeito da administração ocular tópica de brinzolamida sobre a fertilidade humana.
Gravidez
Não há, ou há pouca quantidade de dados sobre o uso da brinzolamida oftálmica em mulheres grávidas. Estudos em animais com brinzolamida demonstraram toxicidade reprodutiva após administração sistêmica.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactantes
Não se sabe se a brinzolamida/metabólitos são excretados no leite humano após a administração oftálmica; no entanto, não se pode excluir o risco para as crianças que são amamentadas. Em estudos com animais após a administração oral, foi detectado nível mínimo de brinzolamida no leite.
Interações medicamentosas
AZOPT* Suspensão Oftálmica é um inibidor da anidrase carbônica, e embora administrado topicamente, é absorvido sistemicamente. Foi relatado distúrbio ácido-base com inibidores da anidrase carbônica por via oral. Deve-se considerar o potencial para interações em pacientes que estejam recebendo AZOPT* Suspensão Oftálmica.
Existe potencial para efeito aditivo sobre os efeitos sistêmicos conhecidos dos inibidores da anidrase carbônica em pacientes recebendo inibidores da anidrase carbônica e AZOPT* Suspensão Oftálmica. O uso concomitante de AZOPT* Suspensão Oftálmica e inibidores da anidrase carbônica não é recomendado.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Armazene o frasco de AZOPT* Suspensão Oftálmica em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).
A validade do produto (5 mL) é de 24 meses e da amostra grátis (2,5 mL) é de 18 meses.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Após aberto, válido por 28 dias. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
AZOPT* Suspensão Oftálmica é uma suspensão de aparência branca a quase branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
AGITAR BEM ANTES DE USAR
A segurança de AZOPT* Suspensão Oftálmica com doses ou frequência de administrações maiores não foi estabelecida.
A segurança do uso de AZOPT* Suspensão Oftálmica por outras vias de administração não foi estabelecida.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
As seguintes reações adversas foram reportadas durante estudos clínicos com AZOPT* Suspensão Oftálmica e são classificadas de acordo com a seguinte convenção: muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento), comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento), incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento), rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento), ou muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Dentro de cada grupo de frequência, as reações adversas são apresentadas por ordem decrescente de gravidade.
Classificação por sistema de órgão | Reações Adversas |
Distúrbios psiquiátricos | Incomum: depressão |
Distúrbios do sistema nervoso | Incomum: tontura, parestesia (sensações cutâneas |
Distúrbios oculares | Comum: visão borrada, irritação nos olhos, dor nos olhos, Incomum: erosão da córnea, ceratite ponteada, ceratite, Raro: edema (inchaço) da córnea, diplopia (visão dupla), |
Distúrbio no ouvido e labirinto | Raro: zumbido |
Distúrbios cardíacos | Raro: angina pectoris, frequência cardíaca irregular |
Distúrbios respiratórios, torácicos | Incomum: dispneia (dificuldade para respirar), epistaxe Raro: hiperreatividade (atividade aumentada) dos |
Distúrbios gastrointestinais | Comum: disgeusia (diminuição do senso de paladar) Incomum: náusea, diarreia, dispepsia (má digestão), |
Distúrbios de pele e tecidos subcutâneos | Incomum: rash (erupções cutâneas) Raro: urticária, alopecia (queda de cabelo), |
Distúrbios gerais e alterações no | Incomum: fadiga Raro: dor no peito, nervoso, astenia |
Reações adversas adicionais identificadas a partir da vigilância pós-comercialização, incluem o seguinte (as frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis):
Classificação por sistema de órgão | Reações Adversas |
Distúrbios do metabolismo e nutricional | Diminuição do apetite |
Distúrbios do sistema nervoso | Hipoestesia (diminuição da sensibilidade) |
Distúrbios vasculares | Queda da pressão sanguínea |
Distúrbios do tecido conjuntivo e músculoesqueléticas | Artralgia (dor nas articulações) |
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Podem ocorrer desbalanceamento eletrolítico, desenvolvimento do estado de acidose metabólica e possíveis efeitos do sistema nervoso. Deve-se monitorar a concentração dos eletrólitos séricos (especialmente de potássio) e o pH sanguíneo.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
MS - 1.0068.1114.001-0
Farm. Resp.: Tatiana Torres Pubill – CRF-SP N° 41.752
Registrado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90 São Paulo - SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira
Fabricado por:
Novartis Biociências S.A.
São Paulo, SP
SAC 0800 707 7908