DEXADOR
cianocobalamina + piridoxina + tiamina + dexametasona
Solução injetável
Solução injetável
Caixa com 1 ampola A de 2 mL e 1 ampola B de 1 mL
Caixa com 3 ampolas A de 2 mL e 3 ampolas B de 1 mL
USO INTRAMUSCULAR
USO ADULTO
cada ampola A de 2 mL contém:
cianocobalamina (vitamina B12) | 5.000 mcg |
cloridrato de tiamina (vitamina B1) | 100 mg |
cloridrato de piridoxina (vitamina B6) | 100 mg |
Excipientes: cloridrato de procaína, cloreto de benzalcônio, água de osmose, hidróxido de sódio q.s.,ácido clorídrico q.s.
cada ampola B de 1 mL contém:
fosfato de dexametasona...........................,............. 4 mg
Excipientes: fosfato de sódio dibásico, água de osmose, hidróxido de sódio q.s., ácido clorídrico q.s.
Este medicamento é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e de dor, como nevralgias, neurites (inflamação dos nervos), lombalgias (dores na coluna), artrite reumatoide, tendinites.
Este medicamento possui potente ação anti-inflamatória e analgésica devido à inibição do processo inflamatório.
Tiamina (Vitamina B1)
É essencial para a transformação dos alimentos que possuem carboidratos (como: cereais, pães, doces e farinhas) em energia. Atua de forma importante na proteção dos nervos, já que evita o acúmulo do ácido lático, que por sua vez provoca desde dores musculares, fraqueza até câimbras.
Piridoxina (Vitamina B6)
É essencial para transformação dos alimentos que possuem gorduras e proteínas em energia. Atua na produção de uma proteína que envolve as fibras do sistema nervoso, importante para que as informações sejam rapidamente processadas pelo cérebro.
Cianocobalamina (Vitamina B12)
Atua de forma importante na produção dos glóbulos vermelhos do sangue. Aumenta a resistência do organismo, melhorando a sua proteção contra as doenças. Age de forma significativa no sistema nervoso, pois está relacionada na produção de várias substâncias neurais e mantém o revestimento protetor dos nervos (mielina). Desempenha função essencial na produção de DNA e RNA.
Dexametasona
A dexametasona é um corticoide com potente ação anti-inflamatória.
Este medicamento está contraindicado em pacientes com reconhecida alergia à qualquer um de seus componentes. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Também não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabetes e infecções graves.
Este medicamento é contraindicado na pediatria.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Durante o tratamento com DEXADOR injetável, pessoas alérgicas à procaína e a vitamina B1 poderão apresentar vermelhidão e coceira na pele, mal estar geral, dificuldade de respirar, tontura e sensação de desmaio. Se após a aplicação surgir qualquer um desses sintomas, deve-se procurar o médico imediatamente.
O uso deste medicamento deve ser feito com cuidado em pacientes com osteoporose.
Durante o tratamento com DEXADOR os pacientes não devem ser tomar vacinas imunizantes.
Em caso de tratamento prolongado e ou com altas doses, deve-se evitar a interrupção brusca do tratamento, reduzindo a posologia aos poucos.
Este medicamento não deve ser administrado a pacientes com mal de Parkinson que fazem uso de levodopa isolada, pois a piridoxina reduz o efeito da levodopa. Produtos contendo salicilatos, colchicina, aminoglicosídeos, cloranfenicol, anticonvulsivantes, assim como suplementos de potássio, podem diminuir a absorção intestinal da vitamina B12.
A difenilidantoína, o fenobarbital, a efedrina e a rifampicina reduzem os níveis plasmáticos da dexametasona.
O uso concomitante de salicilatos e anti-inflamatórios podem aumentar o risco de aparecimento de úlceras.
O uso de diuréticos e dexametasona resultam em excreção aumentada de potássio.
Durante o tratamento com dexametasona deve-se controlar com frequência o tempo de protrombina em pacientes que utilizam anticoagulantes cumarínicos, pois a resposta a esses agentes é inibida e também existem relatos de potencialização da ação dos cumarínicos.
Não há interferência de alimentos na ação do medicamento.
Deve-se interromper a utilização de bebidas alcoólicas durante o tratamento
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (15º e 30º C) e protegido da luz, do calor e da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Depois de aberta, a ampola de DEXADOR deve ser administrada imediatamente ou descartada. Não guarde ampolas abertas na geladeira.
A ampola A apresenta líquido de coloração vermelho escuro e a Ampola B apresenta líquido incolor.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utiliza-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Associar 1 ampola A com 1 ampola B e aplicar por via intramuscular em dias alternados no total de 3 aplicações ou de acordo com prescrição médica.
Este medicamento é usado exclusivamente por via intramuscular (profunda), de preferência nas nádegas. Sempre que possível, as injeções devem ser aplicadas pela manhã, para acompanhar o ritmo circadiano de produção endógena dos corticosteroides.
Após a aplicação de DEXADOR não é recomendado realizar massagens no local, pois pode alterar o tempo de absorção do medicamento. Caso ocorra dor local intensa ou a formação de nódulo, pode-se fazer compressas com água morna, porém sem pressionar e ou friccionar o local.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Caso esqueça de tomar uma dose, você deve tomá-la assim que se lembrar, mantendo a posologia prescrita.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
O uso de altas doses e ou por tempo prolongado deste medicamento, devido à presença de dexametasona, pode ocasionar o aparecimento de diversas reações desagradáveis, como: aumento da pressão arterial, inchaço generalizado, inclusive do rosto (cara de lua cheia), aumento da glicose no sangue, demora na cicatrização de feridas, ativação ou piora de úlceras pépticas, alterações em ossos e inibição do funcionamento das glândulas hipófise e suprarrenais. Com tratamentos a curto prazo, não é esperado que aconteçam essas reações.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento
No caso de alguém usar uma grande quantidade deste medicamento, procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
M.S. nº 1.5819.0015
Farm. Resp.: Dra. Karla V. M. Portugal Narducci – CRF-SP nº 51.783
Arese Pharma Ltda.
Rua Marginal à Rodovia Dom Pedro I, 1081 – Caixa Postal: 4117
CEP:13273-902
Valinhos-SP
CNPJ: 07.670.111/0001-54
Indústria Brasileira
SAC: 0800 770 79 70