Fitoscar
Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville
Pomada 60 mg/g
MEDICAMENTO FITOTERÁPICO
Nomenclatura Botânica Oficial: Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville
Família: Fabaceae
Parte da Planta Utilizada: Casca
Nomenclatura Popular: Barbatimão, casca-de-virgindade.
Pomada
Caixa com uma bisnaga contendo 20 g ou 50 g
USO TÓPICO
USO ADULTO
Cada grama da pomada contém:
extrato seco de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville a 50% | 60 mg |
excipientes q.s.p | 1 g |
Excipientes: polietilenoglicol, propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno.
Correspondência em marcador: 60 mg do extrato seco de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville correspondem a 30 mg de fenóis totais e 27 mg de taninos totais
Fitoscar® é indicado como agente cicatrizante em vários tipos de lesões de pele.
Fitoscar® é composto pelo extrato seco de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville (barbatimão), que possui efeitos cicatrizantes.
Fitoscar® promove a cicatrização pela formação de uma película protetora na região da lesão (formação de crosta espessa, seca e irregular). Os extratos de barbatimão, aplicados diretamente ou na forma de pomadas, diminuem o processo inflamatório e o inchaço do ferimento, estimulam a formação da pele, além de exercerem ação antisséptica e antimicrobiana.
O início da ação de Fitoscar® ocorre imediatamente após sua aplicação e pode-se observar melhora de dois a três dias após a primeira aplicação. A resposta ao tratamento, no entanto, depende de outros fatores, como o tamanho e tipo da lesão e das defesas do organismo do paciente. Caso você não observe melhora, informe ao seu médico.
Você não deve utilizar Fitoscar® se apresentar alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
O medicamento Fitoscar® não deve ser utilizado em lesões que apresentem comprometimento de ossos ou estruturas de suporte (como tendões, por exemplo.) Ele também não deve ser usado se existir a suspeita de osteomielite (infecção no osso), de artrite com infecção ou de infecção na pele ao redor da ferida.
Não se deve utilizar Fitoscar® em feridas que tenham indicação de desbridamento (remoção do tecido “morto” da ferida por um profissional de saúde) e em pacientes com septicemia (infecção generalizada), febre sem foco infeccioso evidente, aumento da frequência cardíaca, deterioração do estado mental, endocardite bacteriana em atividade (infecção que ocorre nas válvulas cardíacas ou tecidos do coração) e com estado geral muito comprometido (por exemplo, pela presença de desnutrição importante e pressão baixa).
As doses e cuidados nos pacientes idosos são os mesmos recomendadas para os adultos. Este produto não foi desenvolvido para uso nos olhos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso deste medicamento durante a amamentação não é recomendado, exceto sob supervisão médica.
Não há relatos de interações com outros medicamentos
Interação com exames laboratoriais: Não há relato de interferência do extrato seco de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville em exames laboratoriais.
Interação com alimentos: Não há relatos de interações com alimentos. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Fitoscar® deve ser armazenado em temperatura ambiente (15–30°C), protegido da luz e da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A pomada de Fitoscar® possui coloração marrom escura, consistente e com odor característico.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto do medicamento, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
O produto Fitoscar® é de uso tópico.
Aplique a pomada sobre a ferida de 2 a 3 vezes ao dia, em quantidade suficiente para cobrir toda a área lesada.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Você pode utilizar o medicamento assim que lembrar. Não exceda a quantidade recomendada para cada dia.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgiãodentista.
Não foram relatadas reações adversas com o uso do produto nos estudos clínicos. As reações adversas que se seguem, de frequência desconhecida, foram relatadas no período póscomercialização: dor, reação, queimadura, formação de líquido claro, vermelhidão, coceira e sangramento no local da aplicação; escurecimento da pele, rachaduras na pele, piora do quadro clínico, formação de pus na ferida e inchaço das pernas, infecção do trato urinário, infecção, pneumonia.
Existem relatos de ardência no local da ferida em tratamento após a imediata colocação de Fitoscar®. Esta queixa deve ser de caráter passageiro e não impeditivo para a continuidade do tratamento. Porém se os sintomas persistirem, ou se de maneira progressiva causarem intolerância, é sugerido a suspensão imediata do tratamento tópico em questão, devendo ser informado imediatamente ao médico assistente.
Também é notada a mudança temporária na coloração (escurecimento) observada principalmente no leito da ferida em tratamento. Isto é decorrente da impregnação dos tecidos pelos materiais presentes na composição do Fitoscar®, os quais lhe dão inclusive uma peculiar coloração escura.
Não expor a região em tratamento com Fitoscar® à luz solar para se evitar a fotossensibilização da pele local.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
O Fitoscar® deve ser usado exclusivamente em feridas e não em pele íntegra. Em caso de uso inadvertido, ingestão ou superdose, procurar orientação médica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. MS nº 1.0118.0605
Farmacêutico Responsável: Rodrigo de Morais Vaz CRF SP nº 39282
Registrado e Fabricado por:
APSEN FARMACÊUTICA S/A
Rua La Paz, nº 37/67 – Santo Amaro
CEP 04755-020 – São Paulo – SP –
CNPJ 62.462.015/0001-29
Indústria Brasileira
SAC 0800 16 5678